Blog do Daka

Um espaço para compartilhar informações e estimular a reflexão.

Mobilizando nossa juventude para o tempo e o clima

Deixe um comentário

Segue na íntegra, a menção que a Metsul Meteorologia fez ao Curso de Geografia da Ulbra em sua página, em especial à disciplina de Climatologia que ministro há mais de 10 anos. Abração para todos amigos da Metsul.

Mobilizando nossa juventude para o tempo e o clima

Por Eugênio Hackbart

O dia 23 de março é sempre especial para nós. Em todo mundo é comemorado o Dia Meteorológico Mundial, marcando a fundação em 1950 da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência da ONU. O tema escolhido para este ano é “Mobilizar a juventude para o tempo e o clima”. A escolha não poderia ser mais feliz. Cada vez mais, com o advento da internet e a moderna tecnologia das redes sociais cresce o interesse por Meteorologia na população, sobretudo em camadas mais jovens. Termômetro disso temos diariamente em nossas redes sociais, onde a participação de jovens com colaboração, seja por dados ou imagens, é enorme. Esta nova geração, com o advento da internet, deve ter uma cultura meteorológica muito superior às anteriores. Dificilmente pegar um celular de um adolescente e entre jogos e outros aplicativos não encontrar um de previsão do tempo. O tempo faz parte da vida das pessoas e os jovens estão inseridos neste contexto. Chuva ou sol podem fazer diferença na hora de programar a balada. Ou mesmo o vento na hora de cair no mar para pegar onda. Ou para a tão sonhada viagem de férias. 

Há outro lado na temática e que nos fascina há muito tempo. A maior difusão recente de informação do tempo e clima tem alimentado o interesse pelo ensino universitário, seja em cursos de Meteorologia, Geografia, Agronomia ou Oceanografia. É motivo de orgulho (enquanto MetSul) ouvir, como já ouvimos algumas vezes, de jovens a afirmação que escolheram estudar Meteorologia na faculdade porque aprenderam a gostar de Meteorologia lendo nossos conteúdos publicados desde 2006. É preciso avançar. Este é o espírito. A atmosfera é fascinante demais para não que não nos limitemos a falar se vai ter sol ou chuva, ou quanto teremos de mínima ou máxima numa cidade. A Meteorologia se desdobra em outras muitas faces, que são incríveis, e isso tem chamado a atenção da juventude.

Projeto de responsabilidade social da MetSul de longa data e com uma rica histórica é o “Meteorologia na Escola”. Treinamos os professores da rede pública de ensino de São Leopoldo sobre noções básicas de Meteorologia que são repassadas aos alunos, como incentivo para o estudo da ciência e a formação de uma cultura meteorológica, especialmente em situação de risco. Parte deste trabalho educacional é receber grupos de crianças das escolas na nossa estação meteorológica situada no Morro do Espelho, em São Leopoldo. Piazada como da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini, acompanhada da professora Sônia Jaqueline de Paula Konzen e da diretora Agatha Gregory, em visita de 2012 (foto acima).

Se é importante com quem já leciona, fundamentar é atuar com quem trabalhará com jovens. Nesse sentido, comemoramos a parceria de longa data com o professor e doutor da disciplina de Climatologia da Ulbra Dakir Larara. As visitas técnicas (fotos acima) dos seus alunos nos permitem aprofundar o debate sobre o entendimento do clima urbano, mudanças climáticas e a relevância do conhecimento meteorológico no ensino fundamental. A juventude é sempre o futuro e para isso devemos plantar sempre boas sementes para que depois possamos colher excelentes frutos. Feliz Dia Meteorológico Mundial a todos !!!

Link com o post na íntegra:

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/567/Mobilizando_nossa_juventude_para_o_tempo_e_o_clima

Abraços e beijos

Dakir Larara

Autor: Dakir Larara

Geógrafo, Professor universitário, pai das lindas Dandara e da recém chegada Anahí e, claro, marido da amada Maíra.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s