Blog do Daka

Um espaço para compartilhar informações e estimular a reflexão.

MetSul alerta que uma forte onda de calor marcará a semana no Estado e no Cone Sul

Deixe um comentário

Segundo Luiz Fernando Nacthigall, membro da equipe MetSul Meteorologia, o tempo nesta semana no RS e no Cone Sul será caracterizado por ingresso de ar quente de origem tropical e, consequentemente, marcado pela primeira onda de calor do ano de 2013.

Confira na íntegra o excelente post do meteorologista Nachtigall:

“Foi um domingo de profunda tristeza, como será esta segunda-feira e toda esta semana, em consequência da tragédia de impossível assimilação em Santa Maria. Jornadas que nós gaúchos jamais vamos esquecer pela consternação e o sofrimento de quem viu seus filhos, irmãos, netos e amigos irem para uma festa para jamais retornar em desperdício incompreensível de vidas e de futuro. O 27 de janeiro de 2013 foi muito diferente também no tempo. Numa época em que deveria estar fazendo intenso calor, o Estado amanheceu com frio atípico. Como resultado do céu claro, vento calmo e do ar seco, as mínimas se deram em áreas de baixada. Caso do Parque do Caracol, em Canela, que teve só 6,2ºC. Em Santa Rosa, no Noroeste, o ar bastante seco trouxe mínima na estação de baixada da cidade de apenas 8ºC na madrugada e máxima de 34,6ºC, variação superior a 25ºC. No sábado, já tinha feito frio no Rio Grande do Sul com marcas de um dígito na Metade Sul e fronteira com o Uruguai. A menor marca do sábado foi na estação da MetSul em Morro Redondo, no Sul gaúcho.

A mínima oficial do domingo em Porto Alegre, no Jardim Botânico, foi a terceira menor dos últimos 50 anos na cidade no mês de janeiro com apenas 12,3ºC, conforme pesquisa realizada pela MetSul na base de dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Em 19 de janeiro de 1990 fez 12,1ºC e em 2 de janeiro de 1975 a mínima foi de 11,4ºC. Os dados da base do Inmet apontam um registro de 11,1ºC em 30 de janeiro de 1974, porém não tomamos este dado como válido. Primeiro, porque esta marca não aparece como extremo da série 1961-1990 e no mesmo dia outra estações do Estado, inclusive próximas de Porto Alegre, registraram marcas bem mais altas.

Ar mais quente já começou a ingressar no Estado ontem pelo Oeste e o Norte, trazendo tarde de máximas bem mais altas que a do agradável sábado. O ar quente será bastante reforçado ao longo da semana, o que levará à primeira onda de calor de 2013 no Rio Grande do Sul com temperatura mito alta nos próximos dias, sobretudo na segunda metade da semana. As máximas poderão atingir valores ao redor dos 40ºC no Centro e no Oeste do Estado, inclusive na região de Porto Alegre. No final desta semana, a atmosfera se instabiliza com a aproximação de uma frente fria, o que provavelmente resultará em temporais isolados, alguns fortes, na Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. A semana será tórrida também na Argentina, onde o calor será ainda mais extremo, possivelmente com marcas de 43ºC a 45ºC em algumas províncias e de até 40ºC na região de Buenos Aires.”

Fonte: www.metsul.com/blog2012/

Abraços

Dakir Larara

Autor: Dakir Larara

Geógrafo, Professor universitário, pai das lindas Dandara e da recém chegada Anahí e, claro, marido da amada Maíra.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s