Blog do Daka

Um espaço para compartilhar informações e estimular a reflexão.

AS ILUSÕES QUE A HUMANIDADE CRIA PARA LIDAR MELHOR COM O FATO DE SERMOS MORTAIS

Deixe um comentário

Em 1973, Ernest Becker escreveu um livro chamado “A negação da morte” e no ano seguinte ganhou um Pulitzer Prize por isso.

No vídeo abaixo, o filmmaker Jason Silva resume as 3 ilusões (apontadas por Becker) que a humanidade criou para tentar “resolver o problema” de sermos simples mortais.

A primeira ele chama de Solução Religiosa. A religião, em si. Nela, nós vivemos para sempre e somos de alguma forma libertados da nossa mortalidade. Todas as pessoas que amamos ficarão conosco no paraíso. Mas quando o conhecimento da humanidade ficou mais avançado e as descobertas tecnológicas e científicas foram inevitáveis, essa solução religiosa passou a não funcionar mais para muita gente.

A segunda Becker chama de Solução Romântica, onde nós identificamos nossos amados. Nós fazemos deles nossos salvadores. “Ela é como o vento”, “ela é como o sol”, “ela é minha salvação”. Mas inevitavelmente quando nossos amados acabam revelando suas fraquezas humanas, nós somos lembrados de nossa própria fragilidade, nossa própria mortalidade, e é por isso que relacionamentos fracassam no fim das contas.

E a terceira solução para a morte, de acordo com Becker, é a Solução Criativa. Tem a ver com criar trabalhos transcendentes, criar arte transcendental – algo que vá viver mais tempo do que você. A estátua. O legado. E essa é possivelmente a solução mais nobre, apesar de não resolver de verdade o problema da morte e nós continuarmos virando comida para minhocas depois de morrermos.

A quarta solução, quando todas as outras fracassam, é a humanidade superar a morte não metaforicamente, mas de verdade – através da tecnologia e da criatividade.

“É uma epifania”, diz ele.

Abraços

Dakir Larara

P.S.: para assistir ao vídeo com legendas em Português basta, primeiro, apertar o botão ‘captions’ e selecionar a legenda em inglês. Em seguida, aperte no mesmo botão e selecione ‘Translate Captions Beta’ para marcar a opção de língua ‘Português’.

Anúncios

Autor: Dakir Larara

Geógrafo, Professor universitário, pai das lindas Dandara e da recém chegada Anahí e, claro, marido da amada Maíra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s