Blog do Daka

Um espaço para compartilhar informações e estimular a reflexão.

Yes!!! Nós temos Ciclones Tropicais. Muito prazer… Arani.

Deixe um comentário

Sim, meus caros leitores!! O Ciclone Tropical Arani, um sistema raro, fez história ao se formar na costa brasileira. A cobertura da mídia de um evento desta relevância foi ridícula, para não dizer pífia. A MetSul Meteorologia e sua equipe fez intensa cobertura do evento em seu site, nos fornecendo informações atualizadas de altíssima qualidade e servindo de referência para o órgão federal responsável sobre a meteorologia no Brasil, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

De qualquer forma, não é todo dia que se vê a imagem acima. Trata-se do mapa de monitoramento feito pela NASA de ciclones tropicais no mundo. No Atlântico Sul, aparece Arani como um ciclone tropical ativo. O fato do sistema passar a figurar como ativo no sistema da NASA significa que devemos receber imagens espetaculares do ciclone Arani geradas pela agência espacial americano nos próximos dias.

Ainda sobre a cobertura midiática, o site do jornal O Globo publicou, no dia 15/03 – às 17h e 42min,  uma nota em que dá conta da formação de um furacão na costa brasileira. A MetSul Meteorologia considerou de estrema importância esclarecer que o sistema na costa brasileira não apresenta ainda tais características (ciclone tropical com vento sustentado acima de 120km/h). Nenhum órgão internacional considera agora que exista um furacão no litoral do Brasil. O jornal informa também se tratar de um “furacão com características híbridas”, entretanto tal fenômeno simplesmente não existe. Furacões são ciclones tropicais puros e sistemas subtropicais sim é que registram características híbridas. A tempestade tropical Arani, ademais, não surgiu a partir de um ciclone extratropical que provocou tempestades no Sudeste e na Bahia, afinal sistemas de natureza extratropical, como o próprio nome diz, ocorrem fora dos trópicos, o que não é o caso do Sul da Bahia. O único ciclone extratropical relevante nos últimos dias na América do Sul atuou a Leste da província de Buenos Aires. O que havia na costa capixaba e gerou a chuva intensa na região era uma área de baixa pressão que veio a dar origem a tempestade tropical Arani entre ontem e hoje. Finalmente, o sistema neste momento na costa brasileira em nada difere daqueles que atuam no Caribe, sendo sim independente e não estando associado a nenhum sistema frontal.

Vejam a nota abaixo e os absurdos nela escritos. Profundamentamente lamentável a confusão e desinformação sobre o assunto.

Resumo da ópera: é preciso avançar muito nesta temática, tanto a mídia e, sobretudo, os órgãos responsáveis pelo tempo e clima do nosso país.

Fonte: MetSul

 

 

Autor: Dakir Larara

Geógrafo, Professor universitário, pai das lindas Dandara e da recém chegada Anahí e, claro, marido da amada Maíra.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s