Blog do Daka

Um espaço para compartilhar informações e estimular a reflexão.

Para quem vai viajar no feriadão de carnaval, segue a previsão do tempo.

Deixe um comentário

Sol vai predominar no Estado durante o Carnaval. Períodos de nebulosidade podem, no entanto, trazer precipitação para o Litoral Norte.

O Carnaval promete ser ensolarado com elevação da temperatura no Rio Grande do Sul, segundo a MetSul Meteorologia. Contudo, no Leste do Estado, incluindo o litoral, a presença do sol será intercalada com períodos de nebulosidade que podem trazer chuva ou garoa isolada e passageira. O motivo é a circulação de umidade que vem do mar associada a uma massa de ar frio na costa.

No interior, onde o tempo bom predomina no feriadão, o calor pode levar à ocorrência de chuva muito isolada, típica de verão, entre segunda e terça, com pancadas em um maior número de localidades na Quarta-feira de Cinzas. A temperatura sofre forte elevação durante este fim de semana e deve aumentar ainda mais entre a segunda e terça-feira, quando as máximas podem atingir 35ºC ou mais em alguns pontos do Oeste gaúcho.

“Haverá períodos muito aproveitáveis na orla, mas o vento Nordeste, pode soprar com rajadas fortes em alguns momentos e deve incomodar quem estiver na praia”, comenta o meteorologista Eugenio Hackbart. Segundo o diretor-geral da MetSul, as noites nos balneários gaúchos continuarão amenas e os dias agradáveis, já que o vento mais frio, que vem do mar, impede uma maior elevação da temperatura nos balneários.

Santa Catarina

Quem tiver como destino Santa Catarina também não deve encontrar tempo firme durante todo o Carnaval. O sol aparece nas praias catarinenses, mas os períodos de nebulosidade tendem a ser mais duradouros e a possibilidade de chuva isolada e passageira será maior que na costa gaúcha. “A influência da massa de ar frio oceânica manterá a temperatura agradável no litoral catarinense com gradual aquecimento, mas forte calor é bastante improvável”, explica Hackbart.

Uruguai

A costa do Uruguai, outro destino dos gaúchos no Carnaval, terá sol e nuvens, contudo com períodos de nebulosidade. Em Punta Del Este, La Paloma e Punta Del Diablo são esperados dias ventosos pela MetSul com rajadas fortes em alguns momentos. Os dias serão amenos, com máximas entre 26ºC e 28ºC, mas o vento traz sensação de frio à noite, quando as mínimas devem ficar entre 18ºC e 20ºC.

Fonte: Correio do Povo

Autor: Dakir Larara

Geógrafo, Professor universitário, pai das lindas Dandara e da recém chegada Anahí e, claro, marido da amada Maíra.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s