Blog do Daka

Um espaço para compartilhar informações e estimular a reflexão.

E se os países populosos tivessem os maiores territórios?

Deixe um comentário

O primeiro mapa foi desenhado na Babilônia por volta do século IX a.C. e era apenas uma tábua de argila mostrando algumas partes da Mesopotâmia. Hoje, o desenho mais usado para representar o mundo é a “Projeção de Mercator”, feita em 1569 pelo geógrafo e cartógrafo flamengo Gerhard Kremer (que tinha o nome latino “Gerardus Mercator”).

Mas existem outras formas de desenhar o mundo. Esta aqui, por exemplo, feita por Frank Jacobs, no site Big Think, mostra como seria o mundo se os países mais populosos do mundo ficassem no lugar dos países com maior área. Confuso? Ver a imagem ajuda um pouco (clique para ampliar):

Por exemplo, a China, país com a maior população, estaria no lugar da Rússia, que tem a maior extensão territorial, mas tem apenas a nona população. Os 141 milhões de russos estariam no território do Cazaquistão, o nono maior país do mundo em área, mas 62º em população.

Podemos ver que o Canadá, segundo maior país em área mas 36º em população, acabou ficando no território paquistanês, bem menor. Apenas quatro países não mudaram de lugar: Estados Unidos, Brasil, Iêmen e Irlanda. Isso acontece porque ocupam a mesma posição tanto na lista de países mais populosos quanto na de países com maior área. Em ambas, os Estados Unidos ficam em terceiro lugar; o Brasil, em quinto; o Iêmen, em 49º; e a Irlanda, em 119º.

Apesar de continuar na mesma região, o Brasil ganha vizinhos muito diferentes e passa a fazer fronteira com Azerbaijão, Ruanda, Sudão, África do Sul, França, Ucrânia, Angola, Nigéria e Benin. Ou seja: como o Brasil virou freguês da França, nunca mais conquistaríamos nenhuma Copa América…

Nossa vizinha (e rival) Argentina acaba indo parar bem longe: no continente africano, substituindo a Tanzânia. A Coreia do Sul e a Coreia do Norte não se livram dos conflitos de fronteira: elas também foram para o continente africano, mas ficaram uma ao lado da outra.

Abraços

Fonte: guiadoscuriosos.com.br

Dakir Larara

Anúncios

Autor: Dakir Larara

Geógrafo, Professor universitário, pai das lindas Dandara e da recém chegada Anahí e, claro, marido da amada Maíra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s