Blog do Daka

Um espaço para compartilhar informações e estimular a reflexão.

Curso de Geografia da Ulbra foi à Fronteira!

Deixe um comentário

Olá pessoas!!!

Entre os dias 23 e 24 de outubro, o Curso de Geografia da Ulbra promoveu um Trabalho de Campo na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, especificamente nas cidades de Sant’Ana do Livramento e Rivera. A região se situa na chamada fronteira oeste do Rio Grande do Sul que, juntamente com outros municípios, integra a região fisiográfica da Campanha Gaúcha.

Vista da Praça central de Sant’Ana do Livramento

Os alunos e os professores visitaram a Almadén, uma empresa da área vinícola que investe pesado na região da Campanha e que, de alguns anos para cá, expande seus investimentos na região, descentralizando sua tradicional área de atuação (Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha).

Almadén em Sant’Ana do Livramento

Um outro objetivo da atividade de campo foi, a partir de um city tour sob orientação da Professora Vera do Prado Lima Albornoz (uma reconhecida pesquisadora da fronteira de Sant’Ana do Livramento e Riveira), analisar a evolução e a formação do núcleo urbano do município, bem como verificar os aspectos singulares da fronteira.

Professora Vera Albornoz em uma de suas explanações sobre formação de Sant’Ana do Livramento

Finalizando o excelente Trabalho de Campo, o grupo ainda realizou uma visita técnica ao Assentamento Rural e Agrícola São Joaquim,  um dos primeiros núcleos de assentamentos rurais da região. Esse momento foi muito especial, pois além proporcionar a todos o aprendizado técnico sobre a questão agrária, também nos reservou momentos de intensas emoções, sobretudo a partir dos relatos de seus líderes sobre o história de formação do núcleo vistado, e da própria origem do verdadeiro MST.

Este foi mais um momento importante para o Curso de Geografia da ULBRA, pois atividades como estas são essenciais para a formação profissional, além, é claro, de integrar alunos e professores além dos limites da sala de aula.

Integração dos Professores e Alunos

Abraços e até a próxima!!

Dakir Larara

 

Autor: Dakir Larara

Geógrafo, Professor universitário, pai das lindas Dandara e da recém chegada Anahí e, claro, marido da amada Maíra.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s